Com o aumento da concorrência muitas transportadoras visam apenas o lucro e esquecem da qualidade, o que reduz a satisfação tanto dos colaboradores quanto dos clientes.
O problema é grave, ainda mais em cenário de alta concorrência, com empresas se esforçando cada vez mais para se adaptarem aos princípios de sustentabilidade, sucesso do cliente e mesmo fidelização.
A qualidade é essencial para manter um clima harmonioso, com potencial de crescimento. E o tema é tão importante que existe mesmo na Semana Mundial da Qualidade, você sabia disso? É o que veremos a seguir!
O Dia Mundial da qualidade e sua importância para as empresas
Tudo começou com a criação do Dia Mundial da Qualidade pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1990. O dia de defesa deve ser sempre na segunda quinta-feira do mês de novembro.
Contudo, com a popularização dos dados, muitas empresas acreditaram a fazer eventos não apenas em um dia, mas em uma semana inteira, surgindo portanto a Semana Mundial da Qualidade.
Vale ressaltar que todo ano existe um tema que é definido pelo CQI (Chartered Quality Institute) . Em 2021, por exemplo, a pauta foi a sustentabilidade, mas temos outros temas anteriores, como podemos ver abaixo:
2021 – Sustentabilidade: efetivamente nossos produtos, pessoas e planeta
2020 – Criando valor para o cliente
2019 – 100 anos de qualidade
2018 – Qualidade: uma questão de confiança
2017 – Comemorando a Liderança Diária
Em 2022, temos a escolha do tema “Consciência de qualidade: fazendo a coisa certa”, que podemos traduzir como: “Consciência de qualidade: fazer a coisa certa.”
A data de festa será entre os dias 7 e 11 de novembro, sendo 10 de novembro (quinta-feira) o Dia Mundial da Qualidade.
Consciência de qualidade: fazendo a coisa certa
Em 2022 temos uma visão de qualidade muito mais ampla do que apenas aquela relacionada ao produto: consideramos a cultura de qualidade da empresa que passa desde a valorização dos profissionais até mesmo o pós-venda, sem esquecer do impacto ao meio ambiente.
E para identificar se estamos fazendo a coisa certa em nossas empresas podemos fazer algumas perguntas:
● “Será que estamos trabalhando da forma correta?”
● “Podemos melhorar os nossos processos?”
● “Estamos poluindo muito ou pouco?”
● “Qual é a taxa de aprovação de nossos serviços pelos clientes?”
● “Os meus colaboradores estão satisfeitos com o ambiente de trabalho?”
Muito mais do que uma data, a Semana Mundial da Qualidade deste ano tem foco em criar consciência nas empresas para que façam a coisa certa!
Logo, e se formos considerados, por exemplo o serviço de transporte, precisamos considerar a qualidade em:
● Coleta de mercadorias;
● Organização de exército;
● Transporte;
● Atendimento ao cliente;
● Pós-venda;
● Logística reversa;
● Valorização e treinamento dos funcionários.
Como podemos perceber, existem muitas questões envolvidas no processo que merecem atenção especial e que geram impacto direto na empresa.
Gestão de Qualidade na Favorita Transportes
Atuando no segmento de transporte rodoviário de cargas fracionadas e lotações de produtos em geral, nós encorajados com um Sistema de Gestão da Qualidade, o qual é certificado na matriz Jandira-SP e filiais de Goiânia-GO, Brasília-DF e Sumaré. Esse trabalho auxilia na garantia da conformidade e no melhoramento de processos internos, acarretando uma maior satisfação dos clientes.
Para firmar um alto padrão de qualidade, nós temos um cuidado de manter auditorias internas, que servem para a identificação de pontos onde é necessário um melhoramento nos processos internos. Além disso, também são realizadas auditorias externas externamente pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, qual confere como requisitos uma certificação ISO 9001:2015.
Como comemorar a Semana Mundial da Qualidade?
Quando falamos em comemoração, precisamos considerar que a sua empresa pode comemorar a Semana Mundial da Qualidade promovendo eventos na semana toda, em alguns dias específicos ou ainda apenas na quinta-feira, que é o Dia Mundial da Qualidade.
E é preciso sempre ressaltar para os colaboradores a importância do papel de cada um para a empresa, afinal a qualidade deve ser vista como um todo: cada processo conta e as pessoas são muito importantes para garantir a excelência.
Portanto, e para conscientizar todos, é possível promover uma variedade de ações:
● Workshops e palestras;
● Treinamentos;
● Dinâmicas;
● Premiações;
● Publicações online ou em jornal mural sobre a qualidade.
Ao respeitar todos esses aspectos, considerando ainda o papel das pessoas da empresa é possível garantir mais qualidade em todos os setores da empresa!
Considerações Finais
Como vimos, a qualidade é importante para as empresas de uma forma geral.
Antes, a preocupação era apenas com os lucros, mas essa realidade mudou, sendo necessário dedicar esforços para garantir que tanto os consumidores quanto os clientes tenham mais satisfação e alcancem a qualidade da marca.
Isso inclusive gera uma opinião positiva à empresa, garantindo mais espaço frente à concorrência, o que resulta em clientes mais satisfeitos, um ambiente de trabalho mais agradável e também mais lucros.
Garantir a qualidade é essencial para o crescimento e caso queira saber um pouco mais sobre o tema ou sobre o serviço de entregas não deixe de nos contactar. Estamos aqui para te auxiliar!
Referências Bibliográficas
https://www.doo.com.br/dia-ou-melhor-semana-mundial-da-qualidade-20227
https://festquali.com.br/semana-mundial-da-qualidade-2022
https://dialogologistica.com.br/noticias/etapas-processo-de-entrega/
https://www.totvs.com/blog/business-perfomance/esg/
https://fabricadequalidade.com.br/dia-mundial-da-qualidade/
https://blogdaqualidade.com.br/a-semana-da-qualidade-2022/
https://www.quality.org/article/world-quality-week-2022-resources
https://8quali.com.br/vale-a-pena-comemorar-o-dia-mundial-da-qualidade-2022