Você certamente já ouviu falar sobre o Outubro Rosa, não é mesmo?
Muito conhecida pelo laço rosa que a simboliza, a campanha é uma das maiores relacionadas à saúde feminina, buscando a conscientização contra o câncer de mama.
Hoje falaremos sobre a campanha, pois é importante que a sua empresa incentive ações de saúde para o público feminino, considerando:
- ● Prevenção;
- ● Diagnóstico precoce;
- ● Conscientização;
- ● Tratamentos.
Mas de onde surgiu a iniciativa, por qual motivo temos hoje tanta dedicação na luta contra o câncer de mama e quais são os impactos da campanha? É o que veremos a seguir. Nos acompanhe!
Câncer de mama: uma das maiores mortalidades femininas no mundo
Quando falamos sobre a incidência de câncer no mundo, o câncer de mama tem impacto menor apenas que o câncer de pele não-melanoma, correspondendo a 28% dos novos casos de câncer descobertos em mulheres.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é a principal razão para a mortalidade feminina em quase todas as regiões do nosso país, com exceção à região Norte em que há mais casos de câncer de útero.
A sua maior incidência ocorre nas regiões Sul e Sudeste, havendo risco de mortalidade superior de acordo com a faixa etária.
É importante ressaltar que é bastante raro em idade inferior aos 35 anos, com incidência que aumenta progressivamente, sobretudo após os 50 anos.
Vale considerar que não existe apenas um tipo de câncer de mama e a evolução varia de pessoa a pessoa, podendo ser mais rápida ou não, contudo a maioria dos casos têm um bom prognóstico, tendo chances de cura em torno de 95% caso o câncer seja identificado rapidamente.
A doença pode acometer homens, no entanto a incidência é baixa, sendo cerca de 1% do total de casos registrados.
Quais são os sintomas do Câncer de Mama?
No câncer de mama as células da mama se desenvolvem de forma anormal, multiplicando-se até a formação de um tumor.
Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde, o sintoma mais comum do câncer de mama é o surgimento de um nódulo ou caroço no seio, que pode ser acompanhado ou não de dor.
Além disso, a pele da mama pode ter a aparência de uma casca de laranja e em alguns casos podem surgir pequenos caroços embaixo do braço.
Vejamos abaixo outros sintomas do câncer de mama, considerando informações do Ministério da Saúde:
- ● Edema cutâneo (na pele), semelhante à casca de laranja;
- ● Retração cutânea;
- ● Dor;
- ● Inversão do mamilo;
- ● Hiperemia;
- ● Descamação ou ulceração do mamilo;
- ● Secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.
Como identificar e prevenir o Câncer de Mama?
Uma das primeiras ações que podem ser consideradas para a identificação do câncer de mama é o autoexame. Nele, a mulher pode apalpar o seio e observar qualquer alteração.
Nem todo caroço ou nódulo é um câncer de mama, mas de qualquer modo é importante procurar um profissional da saúde o quanto antes.
Além disso, há a indicação do Ministério da Saúde para que toda mulher com mais de 40 anos procure um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar exame clínico das mamas todo ano – mesmo sem a ocorrência de sintomas.
Este exame, também conhecido como mamografia, é um raio-X da mama que pode descobrir o tumor ainda em sua fase inicial.
Quais fatores aumentam as chances de câncer de mama?
Existem fatores genéticos/hereditários, que são mutações presentes nos genes da família.
Caso existam casos próximos, relacionados à mãe, irmã, ou filha com idade inferior aos 50 anos, pode haver mais chances de câncer de mama, havendo a necessidade de tomar cuidado redobrado.
A incidência de câncer de mama pode aumentar também por conta de características comportamentais ou de ambiente.
Ingestão de bebida alcoólica, sobrepeso e obesidade após a menopausa, exposição à radiação ionizante e mesmo o tabagismo podem gerar complicações.
Outros fatores como histórico familiar de câncer de ovário, problemas endócrinos, menarca precoce (primeira menstruação inferior aos 12 anos), menopausa tardia, gravidez após os 30 anos, uso de contraceptivos orais e terapias de reposição hormonoal pós-menopausa requerem atenção.
Como prevenir o câncer de mama?
Além dos cuidados que consideramos, como o autoexame e as consultas médicas preventivas, é importante mudar alguns hábitos, que podem reduzir em até 28% a incidência do câncer de mama:
- ● Praticar exercícios físicos regularmente;
- ● Ter uma alimentação saudável;
- ● Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- ● Amamentar;
- ● Fazer terapia de reposição hormonal (TRH) apenas sob rigoroso controle médico e pelo tempo mínimo possível.
Qual é o papel da minha empresa no Outubro Rosa?
É importante a sua empresa realizar a conscientização das colaboradoras, o que irá garantir mais saúde na empresa.
Vale ressaltar que muitas vezes, as ações de conscientização são repassadas para familiares, amigas e colegas, o que aumenta as chances de sucesso da campanha.
Hoje, é possível realizar algumas atividades em sua empresa, como veremos abaixo:
- ● Distribuir cartilhas e panfletos relacionados ao câncer de mama com medidas preventivas, diagnóstico e tratamentos;
- ● Encaminhar mensagens por e-mail, fazer postagens nas redes sociais e na intranet da empresa visando a conscientização;
- ● Promover palestras e conversas para tirar dúvidas;
- ● Incentivar o agendamento anual para o exame de mama.
Considerações Finais
O Outubro Rosa é um movimento que surgiu em 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.
As ações iniciais tiveram a distribuição de um laço rosa, além da busca por sensibilização da comunidade. Tudo isso tinha como objetivo a criação de medidas preventivas contra o câncer de mama.
Hoje, é papel fundamental das empresas a conscientização de suas colaboradoras, devendo ser parte de sua rotina a realização de campanhas como a do Outubro Rosa.
Gostou de nossas dicas? Nos acompanhe e acesse mais conteúdos como esse!
Referências Bibliográficas
https://www.amplusaude.com/post/outubro-rosa-nas-empresas
https://www.inca.gov.br/assuntos/outubro-rosa
Outubro Rosa: prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama
https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/10/03/congresso-apoia-campanha-outubro-rosa-de-prevencao-ao-cancer-de-mama
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/cancer-de-mama