Quando você pensa em uma empresa e na sua operação diária, pensa em sua logística. Quanto maior e mais desenvolvida uma empresa, mais estruturado precisa ser seu processo logístico e, nos dias atuais, com ferramentas tecnológicas que se atualizam constantemente, a integração precisa ser orgânica e afinada, para que o dia a dia da empresa transcorra de forma efetiva, com vistas à alta performance.
Se você quer entender um pouco mais sobre a integração logística e saber como ela pode ajudar a sua empresa a faturar mais e sair na frente da concorrência, esse artigo é para você.
Leia até o final!
Entendendo a integração logística
Integrar consiste em unir. Talvez você esteja pensando: “mas isso eu sei!”, mas não basta que se saiba isso. É preciso perguntar, quando o assunto é logística, quais áreas serão conectadas e quais processos serão unidos, com vistas aos resultados mais eficientes. Para isso, é preciso uma estratégia de otimização logística, que aproveite ao máximo o potencial de produção e de escalagem das atividades – afinal, uma logística que não eleve o nível da empresa frente à concorrência não é realmente efetiva.
Pense no seguinte caso:
Uma empresa vende eletrônicos on-line em um e-commerce. Ela se propõe a fazer entregas em todo o Brasil e, como parte dos seus anúncios, ela garante a entrega em tempo recorde. Porém, o seu processo logístico possui algumas debilidades, porque o seu estoque é mal organizado e a comunicação entre os setores de venda e pós-venda não é das mais afinadas. O resultado não pode ser outro: atraso nas entregas e, por fim, uma má experiência para o consumidor final, que em uma próxima vez provavelmente não comprará com essa empresa.
Em uma situação hipotética – mas infelizmente muito comum -, podemos perceber e definir o que é a logística integrada a partir de uma solução possível: conectar setores, para que se tenha uma esteira de produção e atividades que fluam de modo ordenado.
A urgência de uma logística integrada
Ainda seguindo o caso hipotético de uma loja on-line, podemos pensar em diversos casos de reclamações: extravios e atrasos no tempo de entrega, golpes.
Em 2018, o aumento dos atrasos nas entregas em todo o país chegou a 30%. No mesmo ano, somente no Rio de Janeiro, cerca de 50% das entregas de correio chegaram após o prazo de entrega estipulado.
Nos anos seguintes, em um cenário sem precedentes como vimos, em função da pandemia de Covid-19, os problemas foram escalados, chegando em 2022 com mais gravidade.
Já em 2022, durante a Black Friday, 17,04% das reclamações foram sobre atrasos e 15,18% por produtos não recebidos.
Todos esses problemas são fruto de uma logística debilitada, com pontos de falhas graves em sua execução. Infelizmente, a tendência é que esse número cresça, porque cada vez mais pessoas preferem comprar pela internet. Em 2022, cerca de 27% da população mundial preferia comprar on-line.
A principal forma com que os embarcadores têm lidado com esse cenário pode parecer simples, à primeira vista, mas, acredite, é extremamente assertiva. Estão buscando parceiros melhores e mais capacitados. É um processo de ajuste do mercado.
Esse processo influencia diretamente as empresas transportadoras, uma vez que elas têm de se adaptar, buscando melhorar seus processos internos para manterem-se competitivas.
É um grande processo de ajuste e acomodação do mercado frente aos acontecimentos dos últimos anos, que citamos anteriormente. No fim, sairão em uma posição melhor os que estiverem mais bem preparados, integrados e que entenderem as novas dinâmicas do mercado.
Como desenvolver logística integrada
Veja agora 5 dicas que poderão ajudar a sua empresa.
1 – Identificar falhas
Como demonstramos no exemplo hipotético do início, conhecer os processos da sua empresa é fundamental. Por ele você saberá onde as falhas estão ocorrendo e, então, poderá assumir as medidas necessárias. Para isso, uma boa gestão, que invista no desenvolvimento de estratégias focadas em resultados, será necessário. Uma boa ideia é desenvolver um endomarketing mais sólido, buscando capacitar os colaboradores, criando uma cultura de hábitos ágeis.
2 – Invista em mão de obra qualificada
Foque em pessoal qualificado, que possua as capacidades necessárias para fazer seu negócio decolar. Procure entender a necessidade de cada setor para que as medidas de integração possam ser orgânicas e precisas.
3 – Invista em plataformas de otimização de tarefas e um controle de estoque funcional
Se você não otimizar suas tarefas e controlar o fluxo de demandas, suas atividades certamente vão ficar confusas. Os resultados finais serão falhas logísticas, como já dissemos. Para resolver isso, é possível utilizar softwares e plataformas on-line que permitam o controle de tarefas.
Uma das formas de otimizar os processos da sua empresa é investindo em uma HIP (Hybrid Integration Plataform), que em tradução livre quer dizer Integração de Plataforma Híbrida. Outra opção é que sua plataforma seja desenvolvida contando com o Laravel, otimizando o desenvolvimento integrativo.
4 – Conecte-se com boas transportadoras
Esse ponto é muito importante. Procure fechar parcerias que agreguem valor à sua empresa. Contrate transportadoras que tenham:
▪️Boas referências e avaliações;
▪️Bons preços e condições;
▪️Que invistam em segurança;
▪️Que se alinhem à sua política empresarial;
▪️Que tenham bons planos de respostas a imprevistos.
5 – Tenha compromisso com prazos e invista em infraestrutura
Ter compromisso com prazos e investir em infraestrutura é a combinação mais efetiva que pode haver. Nunca faça propagandas enganosas ou promessas que a sua infraestrutura permita ser concluída. Por isso, considere sua capacidade de demandas antes de fazer ofertas e promessas. Para ampliá-las, desenvolva sua capacidade de estoque e entregas.
E você, já teve más experiências com logísticas ruins?
E se precisar de uma transportadora que otimize a sua logística e contribua para você faturar ainda mais, fale AGORA com um dos nossos atendentes.