Como fazer entregas de loja virtual da melhor maneira, é por vezes a dúvida de boa parte dos gestores logísticos.
Muitos gestores vão pelo caminho de investir somente na parte do site onde farão suas vendas, mas se esquecem que um site é apenas uma parte de todo um processo – muito maior – afinal, um ponto que merece atenção especial no e-commerce é a logística, estruturada basicamente pelo seu estoque e armazenagem, separação e preparação dos produtos, envio e entrega dos pedidos.
Preparamos a seguir, algumas dicas que podem ajudar no entendimento e na organização dessas etapas. Confira!
#1 Ofereça diferentes formas de entrega
É importante destacar que o consumidor online está cada vez mais exigente, e que nessa hora a flexibilidade é um diferencial, que muitas vezes fideliza o cliente.
Ofereça a ele por exemplo, a oportunidade de selecionar qual a melhor forma e prazo que ele deseja para receber a mercadoria adquirida. Ele pode preferir retirar em um ponto de coleta perto de sua casa, receber em casa ou ainda ir até a loja física para retirar.
Caso ele opte por receber a mercadoria em seu endereço, sua loja virtual pode ser ainda mais flexível, proporcionando as opções:
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Same Day Delivery: Essa modalidade oferece entregas no mesmo dia, porém é importante ressaltar que você deve ter estoque abastecido, parceiros alinhados e uma alta performance logística, para cumprir o que promete;
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Entrega Expressa: Trata-se basicamente de uma entrega um pouco mais rápida que a entrega comum. Nesse caso, é oferecido que o cliente receba sua mercadoria adquirida, em até 3 dias. De uma maneira geral, essa modalidade depende da distância entre o seu centro de distribuição e a localidade para qual o produto irá, além é claro, da disponibilidade do seu estoque.
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Entrega Comum: Tipo de entrega mais abrangente em território nacional. Ela segue os prazos de cada tipo de envio selecionado, nesse caso, via correios, transportadora ou frota própria, com prazos pré-estabelecidos de acordo com a região a que se destina a mercadoria.
#2 Decida quem será o responsável pela operação logística
Ter o apoio de profissionais especializados ajuda a garantir a eficácia nas entregas. O transporte pode ser realizado por uma empresa terceirizada de transporte ou a própria loja, caso tenha essa estrutura e profissionais, pode montar uma operação logística própria.
Sua empresa pode escolher entre algumas opções de operações logísticas, como: – Contratar um prestador de serviços de transporte terceirizado (Correios e transportadoras); – Utilizar sua própria frota; – fazer uma abordagem híbrida, mesclando sua frota própria com a terceirizada.
Para qualquer uma das opções, é indispensável que você entenda bem do seu negócio e pondere os seus custos. Além desses fatores, é importante também cuidar com o tipo de produto que será transportado, prazos e destinos de entregas.
Por exemplo, se você vende produtos perecíveis, vai precisar de um transporte que atenda às necessidades dessa categoria, como veículos com baú refrigerado. Nesse caso, talvez seja interessante ter a sua própria frota ou dedicada a esse segmento, uma vez que não há uma oferta competitiva de prestadores de serviço para atender esse segmento.
A Favorita Transportes tem o compromisso com sua satisfação está presente nos mínimos detalhes de sua entrega. Por isso proporcionamos o Gerenciamento de Risco, incluindo rastreamento dos veículos 24 horas por dia e apólices de seguro contra acidentes, roubos e furtos. Consulte-nos e conte com a segurança e eficiência de nossos serviços.
#3 Ofereça tecnologia para apoiar sua operação
Não resta dúvidas de que o investimento em tecnologia para apoiar a sua operação logística é fundamental. A tecnologia permite que o gestor possa tomar decisões mais ágeis e assertivas, pois tem total acesso às informações referentes às suas entregas. Dessa forma, pode monitorar em tempo real, responder de imediato os imprevistos, monitorar os KPI’s da operação e ainda acompanhar suas entregas estão sendo feitas respeitando o SLA. Sem esquecer de mencionar que a tecnologia também abre caminhos para que ele possa, de uma maneira mais facilitada, entender se os seus clientes estão satisfeitos com sua empresa.
Monitoramento em tempo real
Saber exatamente onde o pedido está proporciona maior segurança ao cliente. Além disso, permite que ele se prepare, caso a entrega esteja prevista para um horário em que ele não possa receber.
A empresa que tem acesso às informações de entrega em tempo real consegue se preparar para eventualidades e agir com rapidez diante das adversidades. Por isso, é importante que tanto o seu e-commerce, quanto o consumidor final estejam sempre informados do status do pedido que saiu para entrega, preferencialmente em tempo real.
Acompanhar as entregas em tempo real, monitorar os imprevistos e ocorrências e ainda oferecer transparência para o seu cliente, são pontos essenciais para o sucesso do negócio, seja envolvendo a contratação de logística terceirizada ou frota própria.
#4 Controle bem o seu estoque e a saída de produtos
O controle de estoque (entrada e saída de produtos), evita que a empresa faça vendas em duplicata ou que o cliente finalize a compra de um produto que não tem em estoque. Por meio de um código de barras, é possível lançar a entrada do produto no sistema, assim como dar a sua saída.
Após a venda, o mesmo código é utilizado para identificar o produto que deve ser enviado, para qual endereço e qual transporte fará sua entrega. Todo processo fica vinculado ao código de barras, possibilitando a consulta e rastreamento dessa mercadoria.
Uma dica bacana que podemos dar aqui nessa etapa é que sua equipe faça a catalogação dos produtos e separe-os de acordo com o volume de vendas, ou seja, aqueles produtos que têm uma maior procura e consequentemente mais saída, devem estar posicionados mais visíveis e de fácil alcance à equipe de separação.
Falando em separação de produtos, dois processos envolvem esse momento, o picking e o packing. Sendo picking a separação dos produtos que serão despachados ao cliente e o packing o preparo desse produto e embalagem. Para ambos, deve ser levado em consideração as normas do fabricante bem como da empresa, seja terceirizada ou não, que você optou por fazer a entrega até o cliente.
Lembre-se que tudo isso acarreta nos resultados do seu negócio e especialmente na satisfação do cliente. Um produto que chega adequadamente, dentro do prazo, nas condições e conformidades, é garantia de sucesso!
#5 Surpreenda seu cliente com uma melhor experiência de entrega
Diversas novas lojas surgem todos os dias. No comércio online a disputa para se destacar é ainda maior, afinal o cliente tem acesso a todas as possibilidades a um click de distância. Pensando nisso, o papel da empresa é proporcionar uma experiência que supere as expectativas do consumidor.
Isso vai desde a variedade de produtos, passando por descrições informativas e que não deixam dúvidas no público, finalizando com uma entrega pontual e que preserve as características e a qualidade do produto.
Nesse quesito, surpreender é essencial, afinal quem não gosta de ter suas expectativas superadas? Ser surpreendido é parte de um pacote, que inconscientemente o seu cliente espera de você. Sendo assim, ofereça alguns diferenciais:
– Monitoramento de entregas em tempo real, para que ele tenha visibilidade quanto a entrega de sua mercadoria;
– Dê a ele possibilidades para que se programe antecipadamente para estar em casa e receber a mercadoria adquirida, dentro do horário de entrega combinado. Ou ainda que ele possa re-agendar a entrega para um outro dia.
– Possibilidade de ele ter voz e poder avaliar o serviço de entrega ou sugerir mudanças.
Não se esqueça que o feedback do seu cliente é uma ferramenta poderosa para o processo de gestão do seu e-commerce, pois você tem a possibilidade de através do olhar do cliente, entender o que está em perfeito funcionamento e o que pode ser melhorado. Por isso, não hesite em perguntar como foi a experiência da entrega para ele. Você pode fazer isso através de um e-mail de avaliação após o recebimento, ou mesmo deixar um campo no site para que ele se manifeste espontaneamente. O ideal é já criar alguns campos específicos para saber se a mercadoria chegou no prazo, se sofreu alguma avaria ou mesmo se ele indica algo para melhorar ou apontar o que não gostou.