A cultura organizacional é muito importante para o sucesso e a perpetuação dos negócios de uma organização, para o setor de transporte não é diferente. Uma das razões é que os procedimentos realizados pelas empresas influenciam diretamente a satisfação dos clientes.
O QUE É CULTURA ORGANIZACIONAL?
Cultura organizacional é um conjunto de valores, incluindo a missão e a visão de uma empresa, que molda, de acordo com os seus objetivos de negócio, a mentalidade dos funcionários, do nível operacional ao estratégico.
Em outras palavras: são várias características que a empresa compartilha com o intuito de alcançar seus objetivos de negócio, construir uma imagem positiva no mercado, além de contribuir com a competitividade em seu setor.
Cultura organizacional é uma característica de toda organização, independente de porte ou setor econômico. A grande diferença que se percebe é que em algumas empresas há a formalização dessa identidade, em outras, não.
COMO IMPLEMENTAR A CULTURA ORGANIZACIONAL?
Tão imprescindível quanto a definição da cultura organizacional é a sua implementação. Para que isso aconteça, é necessário adotar algumas medidas importantes.
Essas medidas são necessárias, visto que, se relacionam estritamente com a promoção da cultura organizacional. Um dos primeiros passos para que isso ocorra é a contratação de funcionários que se identifiquem com os valores da empresa, isto é, cujo perfil seja compatível com o da organização.
Isso é importante, pois, é um alto risco contratar profissionais que não se identificam com a cultura da empresa o que, consequentemente, implicaria em uma conduta diferente da que o negócio deseja transmitir aos seus grupos de interesse.
Além disso, investir constantemente em treinamento é um processo educativo, quer dizer, através destes programas a empresa é capaz de transmitir aos colaboradores as ideias e objetivos centrais da organização. Funcionários devidamente treinados serão grandes promotores do negócio diante de clientes e do próprio mercado.
Outro ponto importante é a comunicação interna, sobretudo, na redução de ruídos. Manter sempre as informações claras é um grande ativo produtivo, e com toda certeza, evita muitos problemas.
Ressaltamos que os pontos destacados aqui não são exaustivos, ou seja, certamente, existem outros aspectos que influenciam diretamente a implementação da cultura organizacional em uma empresa, todavia, acreditamos que estes são os principais.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DA CULTURA ORGANIZACIONAL?
O procedimento de implementação da cultura organizacional quando bem realizado, produz muitos benefícios importantes para uma organização, principalmente, relacionados à sua performance no mercado.
Quando os colaboradores se identificam com os valores da empresa, existe uma clara tendência de envolvimento com o negócio o que, naturalmente, influencia o trabalho desenvolvido, sobretudo, possibilitando um maior desempenho produtivo.
Além disso, quando a comunicação flui, é clara, direta e simples, os conflitos organizacionais são reduzidos, principalmente, pois, diante disso, o ambiente interno torna-se mais confortável e os colaboradores sentem-se valorizados.
Por fim, e não menos importante, uma consequência direta diz respeito ao aumento da produtividade, o que é muito importante para o setor de transporte, sempre dinâmico e concorrido.
Assim como dissemos anteriormente, estes benefícios, não necessariamente são os únicos que uma empresa pode alcançar ao implementar, em suas unidades de negócio, a cultura organizacional.