As lojas online ganham cada vez mais espaço em nossas vidas. Há mais facilidade no processo de compras, mas para que haja fidelização dos clientes é necessário ter agilidade na entrega. Por tal motivo é importante haver uma boa logística para e-commerce.
Com tantos concorrentes online disputando market share, ou fatia de mercado, que é a quantidade de vendas que a marca consegue fazer, é necessário tomar alguns cuidados para manter a competitividade.
Por qual motivo é necessário investir em logística para e-commerce?
Muitas vezes os clientes podem vir ao seu e-commerce por conta de menores preços. Mas já ouviu falar na expressão “o barato sai caro?”
Neste caso, dizemos que não adianta nada o seu produto ter um custo menor que o da concorrência quando irá causar dores de cabeça até chegar ao consumidor.
Um dos problemas mais comuns e sérios está relacionado a demora nas entregas. Se a mercadoria está prevista para chegar em uma semana e leva 20 ou trinta dias, por exemplo, acaba por gerar frustração – talvez até mesmo um cancelamento!
Em consequência, existe desgaste de reputação da empresa e diminuição nas vendas. Como resultado, ocorrerão menos lucros, além de avaliações negativas pelos clientes.
Mas existem soluções para este problema. E para que o seu comércio digital consiga otimizar o fluxo, garantindo bons resultados, trazemos algumas dicas no presente artigo. Leia agora e entenda as melhores práticas para o seu negócio!
Saiba o que é logística para e-commerce
Quando falamos em logística de distribuição, consideramos todos os processos que envolvem o transporte, o armazenamento e o despacho de mercadorias para o destinatário.
Existem etapas que precisam ser definidas no fluxo e o e-commerce, embora tenha a maior parte das operações online, também precisa de uma boa organização no transporte de mercadorias para atender as necessidades dos clientes.
Defina quais serão os processos para envio de mercadorias
Você sabe quais são as etapas do processo de compra e envio de mercadorias?
Podemos definir algumas como veremos abaixo:
1. Checagem e expedição de mercadorias:
É a etapa em que haverá a conferência de produtos para evitar erros, quantidades diferentes ou mesmo mercadorias danificadas.
Esta fase é essencial para garantir que o cliente recebe o produto correto, evitando reclamações e trocas posteriores.
2. Controle de estoque
Nesta fase do processo se leva em consideração a armazenagem de produtos, considerando os fluxos de entrada e saída e a catalogação correta para evitar perdas.
Aqui é muito importante ter um software para realizar todo o controle de pedidos, atualizando estoque e registrando os pedidos que forem feitos para entrega.
3. Gestão de pedidos e picking
Após a realização do pedido pelo cliente é importante selecionar o produto.
Portanto, é importante ter a mercadoria bem catalogada para facilitar a separação. Este processo exige um bom software de registro, equipe e tecnologia de transporte.
Hoje, algumas empresas já contam com máquinas automatizadas que realizam o processo sem a necessidade de um colaborador.
4. Packing
Este é o processo de acomodação e empacotamento da mercadoria.
A etapa é importante, pois tem como objetivo a proteção do produto em seu manuseio até o usuário final.
O processo exige cuidados maiores com produtos frágeis, que irão ter itens de proteção, como plástico-bolha ou isopor.
5. Expedição
Nesta etapa os produtos são pesados e logo após encaminhados para a entrega.
O tempo para envio irá variar de acordo com a distância entre o armazém e o cliente e também de acordo com o tipo de transporte utilizado para a atividade.
6. Confirmação de entrega.
É muito importante verificar se o item foi entregue. Isso irá garantir segurança ao cliente, pois saberá que a empresa acompanha todos os processos.
Também garante que a sua empresa consiga fazer estimativas de tempo e de gastos para cada entrega realizada.
7. Análise de KPIs (indicadores de performance)
Por fim, é muito importante acompanhar os indicadores-chave de performance (key performance indicators) a fim de mapear o tempo gasto por entrega e a quantia de combustível utilizada no processo.
Ao acompanhar os indicadores é possível buscar rotas mais rápidas, o que irá garantir mais satisfação para o cliente, além de reduzir custos.
Também é possível entender quantas pessoas desistem da compra, quantas realizam o pedido até o fim e quais as métricas de vendas mensais.
Como melhorar a logística?
Após mapear todos os processos, você deverá otimizar cada uma das etapas. Os indicadores irão trazer informações valiosas para realizar planejamentos de metas, que podem ser mensais.
É claro que para melhorar a sua logística também pode ser interessante realizar alguns investimentos que veremos a seguir.
Tenha um bom sistema de gestão
A tecnologia veio para facilitar as nossas vidas e no e-commerce não é diferente. Portanto, tenha um bom sistema de gestão que possa integrar os processos para facilitar o acompanhamento e a gestão de cada uma das etapas.
Hoje, você pode trabalhar com um ERP (Enterprise Resource Planning), que é um sistema para planejamento de recursos da empresa.
Com ele, sua empresa consegue centralizar dados de clientes, informações sobre pagamentos, gerenciar estoque e emitir notas fiscais.
Administre o frete
Você sabe quanto custa o transporte de um produto para o cliente?
É ideal realizar o cálculo do frete a fim de avaliar quais os valores de entrega para determinadas regiões. Assim, a sua empresa faz previsões de custos e também é capaz de buscar rotas melhores de envio.
Defina um processo de logística reversa que seja funcional
E se o seu cliente comprar um produto e se arrepender por qualquer motivo?
Neste caso é muito importante ter um processo de devolução ágil e funcional, reduzindo reclamações e aumentando a fidelização dos clientes.
Considerações finais
Como vimos, o processo de logística para e-commerce exige alguns cuidados para evitar a frustração dos clientes.
Esperamos que a partir de agora a sua empresa esteja preparada para garantir o melhor resultado em entregas e se quiser mais dicas sobre o assunto não deixe de nos acompanhar!
Referências Bibliográficas
https://www.nuvemshop.com.br/blog/entrevista-gestao-de-operacoes-e-logistica/
https://www.nuvemshop.com.br/blog/logistica-para-ecommerce/
https://olist.com/blog/pt/gestao-empresarial/operacao-e-logistica/o-que-e-picking/