Realizar compras em loja virtual é uma tendência e grande parte dos brasileiros já se acostumou com o processo.
A pandemia também trouxe um avanço enorme na tecnologia, nos aproximando cada vez mais dos marketplaces e aplicativos de vendas online.
Apenas para ter noção do impacto da tecnologia, a plataforma Cupom Válido lançou pesquisa indicando que o país teve 22,2% de expansão nas compras online em 2022.
Por ter expectativa de expansão duas vezes superior à média mundial, vemos grandes oportunidades para as empresas que investirem em sua loja virtual.
E é claro que não basta ter apenas um site, mas existem algumas estratégias que irão impulsionar ainda mais o seu empreendimento. Nos acompanhe!
1. Tenha um bom serviço de transporte
O cliente espera um bom desempenho na hora das suas compras virtuais, com entregas mais rápidas. Por isso é importante contar com uma transportadora de confiança e com um expertise em e-commerce, como é o caso da Favorita Transportes.
É claro que os custos para o transporte podem variar por conta de peso, dimensões de produto, distância e mesmo urgência da entrega.
No entanto, não a necessidade de se preocupar, a Favorita elabora um estudo de rota, qual possibilita traçar rotas mais eficientes em relação ao caminho, tempo e segurança, reduzindo gastos com o frete.
Além disso, existe o rastreio de produtos que é excelente, pois o cliente consegue acompanhar o status do seu pedido. Este fator garante mais confiança e satisfação pelos serviços ofertados.
Abaixo trazemos outras vantagens quanto a ter um contrato com uma transportadora que transmita confiança:
- ● Podem fazer parcerias, o que reduz custos para um grande volume de entregas;
- ● Traçam as melhores rotas;
- ● Cuidam de toda a logística do transporte;
- ● Tem estabilidade (é mais difícil de atrasarem as entregas do que os Correios, por exemplo).
Portanto, terceirizar o serviço com uma transportadora especializada é uma ótima dica para o seu e-commerce!
2. Trabalhe com diversas opções de pagamento
Imagine só um site que vende apenas por cartão de crédito. Os clientes que preferem pagamentos por boleto ou por débito, por exemplo, não irão conseguir adquirir nenhum produto.
Por tal motivo é muito importante diversificar as opções de pagamento. Essa é uma dica muito importante, afinal trazer mais opções irá possibilitar que os seus produtos sejam vendidos para um público ainda maior.
Inclusive devemos considerar que a boa aceitação do Pix pelos brasileiros é um fator que ajudou a expandir a busca pelo comércio online.
Que tal utilizar essa opção em sua loja? É um ótimo modo de receber os pagamentos na hora e já liberar o produto o quanto antes para o seu cliente.
3. Tenha uma boa divulgação
É muito importante ter um site que seja bem organizado, com banners de produtos e promoções, mas você não pode se esquecer de um fator fundamental para o sucesso: faça uma boa divulgação.
Se você não divulgar a sua loja virtual, ninguém te encontrará, o que dificulta bastante as vendas.
Portanto, é interessante ter redes sociais de sua marca, sempre criando publicações de produtos, modos de pagamento, facilidades para compra e outros benefícios de ser um cliente de sua marca.
Também é muito importante investir em boas fotos, o que irá garantir que a pessoa comprará exatamente o produto que está vendo.
Outra ideia pode ser a divulgação de vídeos com depoimentos de clientes, ou ainda vídeos de produtos, mostrando como funcionam, qual a sua qualidade e por qual motivo deve-se comprar tal produto.
Neste caso é possível fazer reviews e comparativos, o que dá mais credibilidade à sua loja virtual.
4. Tenha um catálogo bem organizado
A organização dos produtos é essencial não só para que os clientes consigam encontrar exatamente o item que pretendem. O processo também te ajuda a separar os itens em estoque para que sejam despachados.
Portanto, é importante sempre separar os seus produtos por categoria, cor, tamanho, preço, tags, numeração, entre outras características, garantindo uma melhor experiência no processo de venda.
E é claro, não se esqueça da descrição dos produtos: coloque todas as informações para o comprador, pois como ele não terá contato físico com o produto até o seu recebimento, é importante que saiba exatamente o que está comprando.
Uma descrição bem elaborada irá reduzir a insatisfação e o arrependimento pós-compra. Isso evita alta taxa de devolução de produtos.
5. Faça promoções constantemente
E que tal fazer promoções?
Campanhas com ofertas e descontos é ótimo, pois além de atrair novos compradores também serve para fidelizar antigos.
Neste momento é possível utilizar a criatividade:
- ● Oferecer cupons de desconto;
- ● Fazer ofertas relâmpago;
- ● Criar dinâmicas com descontos progressivos;
- ● Fazer sorteios;
- ● Dar brindes por compras.
6. Invista em um bom site
O site será uma vitrine para os consumidores, portanto deve ser rápido, bem organizado e precisa passar confiança para que possam realmente ser realizadas compras por ele.
Deve haver, portanto, uma boa descrição dos produtos, deve conter preço e precisa ser fácil navegar pelas categorias. Além disso, é importante que o site seja responsivo, sendo possível acessá-lo tanto do computador quanto do celular ou tablet, por exemplo.
E não se esqueça de inserir informações de contato, pois é importante para o cliente em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações.
Caso não queira ou não pretenda investir em um site é possível contar com a estrutura de marketplaces que possibilitam a venda de produtos.
Temos alguns, como Mercado Livre, Shopee e Amazon em que você pode cadastrar os produtos e vender após a aprovação do cadastro da sua loja.
Considerações Finais
Como vimos, a partir da evolução da tecnologia e por conta da mudança do perfil do consumidor se tornou importante ter uma loja virtual.
O serviço torna a sua empresa mais competitiva, pois a internet traz uma vitrine para vendas em qualquer lugar do país ou do mundo.
Mas é importante contar com algumas estratégias que irão melhorar o posicionamento da sua marca.
Apenas ter o site não irá trazer sucesso, mas aplicar as nossas dicas irá fortalecer a sua marca na internet, garantindo mais sucesso em vendas.
Para contratar um serviço logístico de qualidade e confiança, entre em contato conosco, a Favorita Transporte é mais do que uma transportadora, é a sua transportadora.
Referências Bibliográficas
https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2022/08/5028885-brasil-e-lider-no-crescimento-de-compras-on-line-diz-estudo.html
https://www.nuvemshop.com.br/blog/como-ter-uma-loja-virtual-de-sucesso/
https://www.dlojavirtual.com/negocios/dicas-de-negocio/como-obter-sucesso-com-loja-virtual
https://meunegocio.uol.com.br/blog/10-dicas-para-criar-uma-loja-virtual-de-sucesso/