No dia 25 de novembro irá ocorrer a Black Friday, um dos eventos de vendas mais esperados do mundo.
A data é muito importante para o comércio, pois com a redução dos preços há mais buscas pelos consumidores – em 2020, por exemplo, a data gerou mais de R$ 5,1 bilhões para as lojas brasileiras.
Um dos grandes destaques para o grande volume de vendas no período é o e-commerce. Como vivemos um momento pós-pandemia, existe uma busca cada vez maior por produtos online.
Criamos uma rotina de compras na internet, mas devemos lembrar de um detalhe: com um alto volume de vendas as entregas precisam ocorrer no prazo correto.
Por conta disso é essencial organizar a logística de entregas.
Quer saber agora como obter os melhores resultados para a sua empresa nesta data tão importante? Então acompanhe as nossas dicas a seguir!
Prepare a logística de sua empresa para a Black Friday
Na Black Friday o cliente tem duas opções para realizar compras, que podem ser na loja física ou virtual.
Loja Física
Quando falamos sobre loja física, consideramos que o cliente irá comprar o produto que está disponível no local.
Portanto, é necessário ter um bom controle de estoque para que o consumidor chegue e possa encontrar as mercadorias que foram anunciadas.
Nesta etapa a sua empresa deve realizar todo um planejamento de vendas, considerando a quantidade de produtos que serão vendidos na data.
Um bom controle de estoque irá evitar a falta de produtos na Black Friday.
Loja virtual
A sua loja física também pode estar no ambiente virtual e isso não atrapalha em nada as vendas, pelo contrário: possibilita aumentar ainda mais os lucros.
Nem sempre os clientes pretendem ir ao espaço físico, portanto irão realizar compras por meio de e-commerce motivados pela comodidade do serviço, já que não precisam sair de casa e basta encontrar o produto e comprar rapidamente.
Quanto à organização de sua loja online e caso queira saber mais, veja o nosso artigo Loja virtual de sucesso: 6 dicas incríveis para aplicar agora.
Além das dicas e para que exista sucesso nas vendas, é necessário considerar alguns detalhes para a Black Friday, como veremos.
1. Faça um planejamento de vendas para a Black Friday
O primeiro ponto para obter sucesso nesta data é a organização. Embora consideremos que o evento irá ocorrer em uma sexta-feira de vendas, é necessário realizar o planejamento muito antes.
Portanto, é importante ter o controle de:
● Estoque;
● Transportadora, custo de frete e prazos;
● Divulgação e promoções;
● Pós-venda;
● Logística reversa.
2. Como fazer o planejamento de estoque?
Antes de mais nada é importante se antecipar com os fornecedores, já realizando orçamentos antes da data.
Também é possível negociar um maior volume de mercadorias, o que irá reduzir custos.
Aqui precisamos considerar dois pontos: empresas que trabalham com o estoque de produtos e aquelas que não têm estoque, mas fazem a reposição de acordo com o volume de vendas (dropshipping).
Você deve organizar como irá ocorrer o controle destes produtos para evitar atrasos ou ainda indisponibilidade de produtos na Black Friday.
3. Tenha uma boa transportadora e calcule frete e prazos
Este é um dos fatores mais importantes quando falamos em logística de entregas na Black Friday.
Sugerimos realizar a terceirização do serviço com transportadoras especializadas.
Isso irá garantir:
● Entregas mais rápidas;
● Segurança;
● Rastreio de produtos;
● Menores custos com frete.
Contar com uma boa transportadora irá trazer mais satisfação para o cliente, pois terá mais certeza de que o produto irá chegar corretamente no prazo indicado.
4. Faça uma boa divulgação e tenha promoções
O sucesso da Black Friday requer alguns cuidados com a divulgação. Se a sua loja não aparecer, logo terá uma menor busca pelos consumidores.
Portanto, destaque produtos nas redes sociais e crie anúncios. Além disso, tenha preços competitivos, forneça descontos e dê cupons. Isso irá atrair mais pessoas.
Além disso existe algo que pode ser um benefício muito grande: fornecer frete grátis para os seus clientes. Mas antes de utilizar essa estratégia é importante avaliar os custos com fornecedores e com a transportadora.
5. Tenha um pós-venda qualificado
Para receber um bom pós-venda, é importante contar com uma transportadora que possa garantir todo o suporte para o cliente, contando com tecnologias de rastreamento e monitoramento de cargas.
Você pode contar com a Favorita Transportes para isso, contamos com uma equipe de atendimento pronta para resolver qualquer problema.
6. Tenha um processo de logística reversa
É necessário levar em consideração o processo de devolução de produtos de forma rápida e simples.
Existem algumas formas, como veremos:
● No local da entrega – A transportadora retira o produto na casa do cliente;
● No local com entrega simultânea – Existe a retirada do produto defeituoso com a entrega de uma nova mercadoria;
● Ponto de entrega – É necessário ir até um posto de coleta para enviar o despacho do produto.
Considerações Finais
Como vimos, a Black Friday é um momento muito importante para as vendas. Por tal motivo a sua loja deve se preparar para garantir a satisfação dos clientes.
Para evitar problemas com o seu transporte, confie à Favorita Transportes! Sua entrega tem o cuidado necessário em nossas mãos.
Quer saber mais sobre o processo? Entre em contato conosco agora mesmo!
Referências Bibliográficas
https://blog.bancobs2.com.br/black-friday-2021-o-que-esperar-do-mercado-e-da-economia
https://blog.bancobs2.com.br/como-preparar-sua-logistica-para-entregas-da-black-friday/
https://pagar.me/blog/logistica-na-black-friday/
https://g1.globo.com/especial-publicitario/pegn-cielo/noticia/2021/10/17/black-friday-aumenta-a-oportunidade-de-vendas.ghtml