Quem empreende em algum setor do varejo espera por vendas cada vez mais expressivas. Na medida em que as vendas vão sendo feitas, a receita vai aumentando e os negócios vão se desenvolvendo. Mas uma das fases mais importantes e, infelizmente, mais negligenciadas por pequenos empreendimentos varejistas, é o momento de fazer a entrega.
É comum ouvirmos relatos como: “Comprei um aparelho eletrônico e ele ainda não chegou!”; “Comprei pela internet e não respeitaram o prazo de entrega.” Mas qual a melhor solução? Para ajudar você, microempreendedor varejista, a lidar com esse problema, preparamos esse artigo para você!
Vamos lá?
Um problema urgente
Segundo números de 2020, em comparação ao ano anterior, as reclamações no Brasil sobre demora na entrega de um produto foi superior a 1 milhão, representando um aumento de mais de 298% em comparação a anos anteriores. O fato se deu, certamente, em função da pandemia, já que as pessoas saíram menos de casa, passaram a comprar mais e o tempo de entrega dos produtos acabou diminuindo.
Já na Black Friday de 2022, o principal percentual de reclamações no Brasil foi sobre atrasos no prazo de entrega, chegando a 17,04% no Reclame Aqui. Isso mostra que dentro de um contexto pós pandemia o problema continua e a solução mais eficaz também permanece a mesma: contratar uma transportadora, acelerando o ciclo de vendas.
Para muitas pequenas e médias empresas a solução foi contratar uma transportadora para agilizar o processo de entrega, tão importante em todo o ciclo de vendas.
As vantagens de contratar uma transportadora
Agora que já estamos cientes do panorama geral do varejo nacional, precisamos pensar o porquê da solução apresentada ser a melhor. As vantagens são inúmeras e vão além da estrutura logística mais sólida. Destacamos, a seguir, 6 vantagens que nos parecem ser as principais. Veja:
● Maior eficiência;
● Redução no quadro de funcionários;
● Redução nos custos;
● Diferencial competitivo;
● Diminuição de obrigações trabalhistas e previdenciárias.
Imagine a cena a seguir e veja como essas vantagens se articulam e note como o processo ideal para o cumprimento de prazos de entrega se forma:
Uma transportadora vai até o empreendimento varejista e busca o produto com a sua nota fiscal. Se antes era necessário levar o produto até um pólo dos Correios ou ter as condições de fazer as entregas, agora não apenas o tempo é otimizado, mas também a mão de obra. Os custos são reduzidos, tanto porque a empresa varejista pode reaver os valores da entrega, a partir das famosas taxas de entrega, quanto porque os encargos trabalhistas são diminuídos. Por fim, na medida em que suas entregas aumentam, não apenas a sua receita aumenta, mas também o seu potencial competitivo.
Critérios e práticas para contratar uma transportadora
Antes de contratar uma transportadora, contudo, é preciso fazer algumas considerações importantes, para que não pese no orçamento da sua empresa ou prejudique o seu negócio de alguma outra forma. Confira agora 5 dicas!
1 – Cotação
Embora você não deva se basear apenas no preço, esse é um ponto que certamente fará diferença. Desenvolva uma boa cotação que considere ao menos 3 opções no mercado. Isso te ajudará a ter no radar as melhores opções e vai ajudar você a descobrir, na prática, quais empresas se adequam melhor a às suas necessidades.
2 – Conheça suas demandas
Avalie as suas demandas e conheça bem o fluxo do seu negócio (prazos de entrega e pagamento) e quanto você pode pagar. Se essas questões não estiverem claras, as chances de você sofrer com as desvantagens aumentam vertiginosamente.
3 – Avaliação
Avalie desde as competências básicas da transportadora contactada às condições oferecidas em contrato buscando por: padrão de qualidade, compromisso com prazos, custo-benefício, suporte ao cliente e garantias. Assim, você saberá qual empresa atende melhor às suas necessidades e terá segurança.
4 – Comunicação
Avalie a comunicação da empresa contratada. O processo de entrega só será efetivo se contar com uma boa rede de comunicações, que abranja todos os envolvidos, o que permitirá resolver problemas e lidar com contratempos que surjam ao longo do processo de entrega.
5 – Segurança
Avalie as garantias de segurança na hora da entrega. É muito importante que sejam oferecidas garantias sólidas contra situações que vão desde perdas e extravios até casos de assaltos durante o processo de entrega. Por isso, mantenha atenção redobrada a este ponto.
6 – Prova social
Avalie a aprovação da empresa e busque pelo seu histórico. Saber o que outros varejistas pensam dessa empresa e podem relatar é fundamental para evitar dores de cabeça!
Por fim…
Podemos dizer: se você quer um serviço de excelência, com altíssimo índice de aprovação, nós somos a melhor opção. O melhor custo-benefício, com segurança e compromisso inflexível com prazos e resultados de alta performance esperam por você, aqui na Favorita.
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