Logística 4.0: a mudança que está revolucionando os setores logísticos

O processo de digitalização é irreversível. Não cabe apenas falar de avanço tecnológico, mas de como esse avanço leva a modernizações em diversas áreas e quais seus impactos, como a logística, que vem sendo modernizada a cada dia.

Nessa esteira de modernizações e adaptações, surgiu a chamada logística 4.0, um modelo que engloba e articula processos automatizados, operações mais ágeis e cadeia de suprimentos integradas.

Se você quer saber mais sobre o tema, o artigo de hoje é fundamental. Leia atentamente até o final.

Vamos lá?

 

Compreendendo a logística 4.0

Nós sabemos que a logística está intimamente ligada à Indústria e aos demais setores comerciais. Seguindo a tendência de uma indústria 4.0, a logística adaptou-se a este movimento, transformando-se em logística 4.0

No dia a dia, o impacto se dá nas atividades comuns a este setor: modernização dos processos, otimização dos esquemas de armazenamentos, transportes em rotas mais precisas e seguras, até a aplicação de veículos que viabilizem melhor a entrega.

Em síntese, todos os estágios e etapas da logística são submetidos à tecnologias, de softwares à máquinas mais modernas.

 

Na história até aqui

A história transcorreu e lá estava a logística, viabilizando a interação entre povos e toda a história humana. E é nesse desenrolar histórico que temos os estágios da logística. Vamos observar uma linha cronológica?

⚫Logística 0: Até a virada do século XIX para o século XX os processos eram muito mais lentos e pouco desenvolvidos. Com a Primeira Guerra Mundial isso mudou, em face das necessidades bélicas.

⚫Logística 1.0: De 1939 em diante, com os avanços tecnológicos em função da Segunda Guerra Mundial, a funcionalidade foi elevada a novos níveis, com um processo de globalização cada vez mais crescente.

⚫Logística 2.0: Depois da Segunda Guerra Mundial o Ocidente se torna mais integrado e cada país do bloco Ocidental desenvolve suas logísticas internas. No Brasil, especificamente, com suas dimensões continentais, a logística é adaptada para favorecer o comércio interno e externo.

⚫Logística 3.0: A partir da década de 1980 a experiência do usuário final se torna o grande centro da logística.

⚫Logística 4.0: Da década de 1980 aos dias atuais, a era do Supply Chain e da integração de processos a partir de tecnologia de ponta se torna a grande sacada da logística a nível mundial.

Podemos ver, assim, como a logística  trouxe consigo a capacidade de adaptação, até que chegássemos nos dias atuais.

 

Vantagens da logística 4.0

Não basta que se diga: “a logística 4.0 é mais moderna!”, é preciso considerar também suas vantagens pontuais. Veja algumas a seguir:

⚫Geração de empregos: principalmente com mão de obra especializada, a logística 4.0 favorece a contratação de profissionais qualificados, ampliando as vagas disponibilizadas pela empresa.

⚫Melhor custo-benefício: Otimizando os processos, as despesas tendem a ser mais enxugadas. Somente em 2022 o Custo Brasil com a logística era de R$ 1,5 bilhão, do PIB, cerca de 22%. A logística 4.0, portanto, se mostra a melhor solução para os novos desafios.

⚫Maior efetividade: Entregas mais rápidas, com maior controle, geram mais confiabilidade por parte dos clientes, elevando o grau de satisfação, sejam em negócios de tipo B2B ou B2C. Com a integração dos processos, a tendência é que as entregas sejam mais assertivas, aumentando a competitividade das empresas.

 

Dicas para implementar a logística 4.0

As dicas mais valiosas para implementação de uma logística de ponta são:

1- Inteligência Artificial: irá permitir que operações de alto grau de complexidade sejam desempenhadas com maior agilidade. Exemplos são os ERPs on-line, que focam em uma gestão mais segura dos estoques, em tempo real.

2 – Automatização: muito próxima das inteligências artificiais está a automatização. Contar com ações automáticas eleva o nível das atividades diárias e permite a alta performance. Invista, também, em tecnologias que não apenas aceleram seu processo de trabalho, mas que também otimizam a área útil de trabalho.

3 – Cloud Computing: não apenas facilita o gerenciamento de informações, mas garante condições mais seguras frente aos crescentes riscos cibernéticos da atualidade. A tecnologia na nuvem, como também é chamada, permite coletar, armazenar e disponibilizar dados em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), a legislação especial brasileira.

4 – Big data: é fundamental para uma visão mais estratégica, baseada em análises mais robustas. É uma ferramenta fundamental para aumento da produtividade e estratégias mais sólidas.

5 – Machine learning: é fundamental para fazer previsões (análises preditivas) de tendências, crescimento e queda; é baseada em algoritmos que condicionam as inteligências artificiais, de modo integrado, permitindo maior efetividade ações mais acertadas.

 

Agora…

Se você precisa de uma equipe especializada, com logística moderna e funcional e ampla experiência, o nosso time de especialistas está à sua espera.

As entregas mais seguras passam pelas nossas mãos.

 

Fale conosco AGORA MESMO!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Inscreva-se na nossa newsletter!

Conteúdos Recentes

Você sabia que a logística é um dos pilares essenciais para o sucesso de qualquer empresa do Brasil? Nos últimos anos, a logística evoluiu de forma surpreendente, indo além do...

A logística sempre foi uma das principais responsáveis pelo sucesso das empresas, especialmente no Brasil, com a sua grande extensão territorial.  O aumento da competitividade e a crescente exigência dos...

A logística reversa no varejo visa gerir o fluxo de produtos desde o consumidor até um destino adequado...