AUTOCOM 2023: Um olhar para o futuro

Imagine encontrar, em um único lugar, as principais novidades e tecnologias capazes de potencializar o seu comércio. Agora, imagine poder estar nesse lugar e conferir todas as possibilidades à disposição da sua empresa para os próximos anos e saber exatamente por onde começar. Bem, na AUTOCOM 2023 você poderá ter todas essas experiências, em uma imersão que, ousamos dizer, é um olhar para o futuro.

 

A AUTOCOM é a maior feira de tecnologias para automação da América Latina e reúne, anualmente, empresas altamente qualificadas para o desenvolvimento de soluções com excelente custo-benefício. É um evento organizado pela AFRAC e Francal Feiras Veja a seguir um pouco do que você poderá encontrar:

●Hardware e Software

●AIDC / RFID

●Meios de Pagamento

●Startups

●e-Commerce e Canais Digitais

 

Acredite, para quem deseja fazer frente à concorrência e aos novos desafios, estar na AUTOCOM 2023, no dia 28 de março é fundamental! Há mais de 20 anos é o maior ecossistema de automação comercial do Brasil, permitindo conexões de sucesso e fomentando o desenvolvimento sustentável do comércio varejista em toda América Latina.

 

Mas você sabe a importância de desenvolver automação nos processos diários da sua empresa? Para você que quer entender, preparamos esse artigo para você, explicações e algumas dicas. Leia até o final.

 

Vamos lá?

 

O que é automação comercial?

 

Em síntese, consiste em adaptar os processos diários às condições mais efetivas, com vistas a resultados de alta performance. E como todo processo adaptativo, precisa estar integrado às tendências da atualidade, a partir de planejamentos inteligentes e personalizados.

 

O Aumento da Competitividade

 

O comércio varejista se desenvolve sem parar a cada dia. Com isso, a competitividade também cresce. Em paralelo, com o desenvolvimento cada vez mais acelerado da internet e de tecnologias aplicadas ao universo comercial, a competitividade se tornou um ponto chave para quem deseja ter sucesso. Isso porque acontece um crescimento de rede de ofertas cada vez mais expressivo que, por sua vez, aumenta o nível de exigência dos consumidores.

 

Para se ter ideia, apenas em 2020, segundo SEBRAE-PR, surgiram mais de 80 mil e-Commerce, tanto lojas 100% on-line, quanto varejistas que adaptaram seu modelo de negócios às tendências do mundo virtual. Segundo o mesmo levantamento, o aumento no faturamento foi 81% maior que em 2019. E a previsão é que essa onda de crescimento e adaptação continue.

 

Automação comercial: uma urgência comum a todos

 

Todos nós, ao comprarmos em uma loja, seja ela física ou on-line, queremos ter uma boa experiência. Isso é  determinante para a fidelização da clientela e boa recomendação – famoso marketing boca-a-boca. Mas, infelizmente, nem todos os varejistas se importam com isso. Para se ter ideia, em 2022, segundo a plataforma Reclame Aqui, os e-Commerces registraram um percentual de 17,4% nos atrasos das entregas. Já o percentual de produtos não recebidos foi de 15,18%.

 

Esses são problemas que representam novos desafios e a melhor forma de superá-los é desenvolvendo automação efetiva para atender as demandas, aumentando produtividade e faturamento do seu negócio. Mas lembre-se: para criar automação é preciso estratégia assertiva baseada nas suas necessidades reais. Saiba quais os pontos fortes e fracos da sua empresa e descubra como pode potencializar o seu negócio.

 

Veja, a seguir, 5 dicas de como fazer isso e sair na frente da concorrência:

 

1 – Integrações

 

Todo processo de automação precisa estar sob a ideia de integrar os setores da sua empresa, criando um organismo ativo e sustentável. Para isso, é preciso desenvolver estratégias internas, conhecidas como endomarketing, onde você poderá focar em uma cultura organizacional sólida.

 

2 – softwares

 

Invista em Softwares que permitam um controle mais efetivo de todos os processos, desde a fase de prospecção de clientes, caso haja, passando pelo estoque, distribuição e entrega. Outra utilidade é com a forma de pagamento, tornando as operações não apenas mais ágeis, mas também mais seguras.

 

3 – hardwares

 

Invista em equipamentos que permitam mais agilidade no seu dia a dia, de computadores mais potentes a maquinários pesados. Caso seu negócio tenha estoque físico, serão imprescindíveis para saídas mais rápidas – um ponto a mais contra atrasos nas entregas. Se o seu negócio também atuar como loja física, seu cliente não precisará esperar muito tempo.

 

4 – Transportadoras

 

Crie uma carteira de contatos com boas transportadoras. Procure as que tiverem as melhores recomendações e que mais se alinharem às expectativas do seu negócio. Isso irá favorecer o seu fluxo de entregas, permitindo uma boa relação  de pós-venda com os seus clientes. Também permitirá que sua empresa atue em áreas cada vez maiores, aumentando sua possibilidade de faturamento.

 

5Indo a AUTOCOM 2023

 

Vimos, até aqui, a importância do foco em automação comercial para quem deseja ter sucesso nos setores varejistas. E como dissemos no começo, se você quer uma imersão radical e um olhar para o futuro, não pode ficar de fora da AUTOCOM deste ano.

 

Se você precisa de uma equipe especializada, com logística moderna e funcional e ampla experiência, o nosso time de especialistas está à sua espera.

 

As entregas mais seguras passam pelas nossas mãos.

 

Fale conosco AGORA MESMO!

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Inscreva-se na nossa newsletter!

Conteúdos Recentes

Você sabia que a logística é um dos pilares essenciais para o sucesso de qualquer empresa do Brasil? Nos últimos anos, a logística evoluiu de forma surpreendente, indo além do...

A logística sempre foi uma das principais responsáveis pelo sucesso das empresas, especialmente no Brasil, com a sua grande extensão territorial.  O aumento da competitividade e a crescente exigência dos...

A logística reversa no varejo visa gerir o fluxo de produtos desde o consumidor até um destino adequado...