Fatores como o aumento significativo e constante do e-commerce, o impulso para a distribuição omnichannel e o esforço para entregar o mais rápido possível para o cliente, estão forçando as empresas a olharem cada vez mais a logística como uma parte estratégica de seus negócios.
O conceito de Transportadora Digital surgiu em resposta às necessidades do mercado de manter a qualidade no transporte de cargas ao mesmo tempo em que diminui os custos pelo aumento da eficiência e a busca por cadeias de suprimentos mais enxutas.
É aí que entra o conceito de Transportadora Digital. Com o uso da tecnologia, a ideia é que as Transportadoras Tradicionais consigam reduzir e automatizar processos para se tornarem Digitais. Se antes ganhava espaço quem tivesse mais estrutura para oferecer ao embarcador, hoje ganha destaque quem, acima de tudo, consegue entregar inteligência nos processos logísticos através de tecnologia e conectividade. Assim, de modo geral, as Transportadoras Digitais se propõem a oferecer serviços completos e de alta qualidade, atendimento muito mais consultivo e operações de alta eficiência.
Transportadora Digital e a Indústria 4.0
Cada vez mais as indústrias têm procurado por soluções de automação e troca de dados para conectar todos os seus processos e se inserir na Quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0. A relação entre a Indústria 4.0 e a logística é tão estreita que algumas pessoas falam de Logística 4.0. Portanto, é fundamental observar as mudanças e as inovações tecnológicas para manter a transportadora competitiva. Parte desse processo vem de analisar as mudanças do mercado.
Com os avanços da Quarta Revolução Industrial, o setor logístico vai receber muitas inovações: o transporte e a gestão de estoque são alguns exemplos que podem sofrer alterações. Nesse sentido, as Transportadoras Digitais têm se mostrado como resposta para ajudar a deixar a operação de transporte de cargas mais eficiente no país e oferecer a inteligência que o mercado procura.
Os dados e as tendências mostram que, em todos os setores, as empresas que não investirem em tecnologia e em automação de dados deixarão de existir. Um estudo do Word Economic Forum chegou a conclusão de que, dentro de 5 ou 10 anos, algumas empresas podem se tornar obsoletas porque não terão funções associadas à inovação. Sua empresa está preparada para essas mudanças?